Testemunhos
Este retiro foi diferente de todos os retiros que já havia experienciado. Todos eles me enriqueceram e acrescentaram algo, mas o retiro com a Joana veio tocar fundo o sagrado feminino que existe em cada uma de nós mulheres. Na partilha da energia feminina naquele circulo de mulheres reconhecemos a nossa força, a nossa resiliência, mas também as nossas fragilidades e a necessidade de auto-cuidado. Reconhecemos ainda as nossas sombras, as nossas dores, que integramos e ainda estamos a integrar num processo alquimico e transformador, pelo qual a Joana tão bem nos guiou.
Muito grata, Joana, pelo trabalho de cura. Muito grata também à vida que juntou um grupo lindo de mulheres que se reconheceram como irmãs.
(Graça – Retiro O Caminho do Coração)
O retiro com a Joana foi uma oportunidade única de reconexão. Esse momento é muito pessoal e único, no entanto, o que a Joana fez foi proporcionar-me as condições físicas (no meu corpo) e de ambiente exterior que abriram caminho a que pudesse encontrar-me a mim próprio. Os momentos de silêncio, as reflexões, as perguntas, o movimento do corpo foram fundamentais para que conseguisse desligar do mundo e ligar-me a mim. O que mais destaco na Joana é a capacidade de entender cada momento como único e adaptar-se a ele tirando o melhor proveito. Não é um “roteiro” standard. O retiro apenas tem linhas mestras, mas o que acontece dentro desse espaço é único e imprevisível.
Obrigado.
(René – Retiro Individual)
“O Caminho do Coração” foi o meu primeiro retiro vivido, num lugar mágico, rodeada de um grupo de mulheres lindas e maravilhosas, umas Deusas. Num ambiente com muita simplicidade, mas de uma profundidade enorme, em harmonia, e conexão com a Mãe Natureza. Um retiro pleno e completo. Onde houve espaço para silenciar, partilhar, chorar, rir, expressar dor/ alegria, criar, dançar, chocalhar o corpo, caminhar e nutrir corpo e alma.
Trilhamos um caminho onde tocamos aspectos interiores, emocionais e espirituais do nosso ser. A transformação do Eu, numa limpeza e libertação sentida. Uma invocação às forças poderosas e adormecidas que há dentro de cada mulher.m Não estou só, não estamos sós. Mas, juntas é mais fácil descobrir o caminho do coração. Estou grata a todas as mulheres que conheci nesta caminhada.
Um bem-haja em especial à suprema Deusa, Joana Diz que tornou possível esta tomada de consciência!
(Luísa – Retiro O Caminho do Coração)
O meu primeiro contacto com a prática do yoga começou no período de confinamento. Após esse período fazia, mas raramente de forma assídua.As práticas eram sempre feitas em esforço apesar de, no final, me sentir sempre bem.Hoje, na aula aconteceu-me algo inédito, quando disseste que íamos para o relaxamento.Como assim? Já o relaxamento? A aula fluiu com tanta naturalidade e em perfeita conexão com o meu corpo que nem dei conta. Admiro em ti a tua simplicidade!Muito grata de coração, por estares no meu caminho.
(Luísa – Aulas de Yoga)
Numa fase mais complicada da minha vida dei por mim a experimentar a bênção da ansiedade. É de facto uma bênção, porque hoje em retrospectiva percebo que a ansiedade é quase como que o último reduto do coração – a sua última linha de defesa – para quando o deixamos de ouvir a ele e à vida. Mas a vida sabe o que faz, e ao mesmo tempo que me puxava as orelhas convidava-me também para a meditação. A meditação é uma coisa difícil de explicar pela lógica. Foge-lhe, escapasse-lhe. Mas é fácil de sentir cá dentro. No meu testemunho, a sua essência sente-se por exemplo numa árvore. De certa maneira nunca vimos uma árvore a permanecer na mesma. Ela muda permanentemente enquanto cresce e não se opõe à mudança das estações do ano. Ao mesmo tempo, no entanto, podemos contemplar uma dias a fio, e à essência do olhar ela parecerá sempre a mesma. A natureza é assim e nós com ela: uma dança entre quietude e movimento, em que ambos são o mesmo. A meditação ensina-nos esta dança, e numa coisa tão simples como respirar um ritmo que faz sentido, uma falar da vida que convida a abrir, a acolher e a aceitar. É uma dança em que não interessam os passos, o que interessa é só mesmo dançar.
(Jorge – Curso de Meditação Mindfulness)
As tuas sessões têm-me trazido bastante clareza e ajudado a descobrir as minhas emoções que eu nem sabia que bem o que eram.
Percebi que tenho feridas bem mais profundas e que precisam ser vistas.
Acho o teu trabalho muito sério e profundo e estou muito grata por os nossos caminhos se terem cruzado.
(Susana – Mentoria Reeducação Emocional)
Já ouvi a leitura da S. e tão bonito como foste a todas as partes da essência dela. O jogo que falavas é uma das prendas que já tínhamos para ela e a dança e pintura é efetivamente a forma de ela se expressar.
Tocaste de uma forma organizada e isso é uma grande ajuda, para validar o nosso caminho como pais e para nós ajudar a lidar melhor ainda com a S.
(Susana – Leitura da Aura Crianças)
Depois de ler a minha leitura da aura, ainda precisei de algum tempo para assimilar.
A Joana, descreveu exatamente o que se passa comigo e eu não consigo resolver. Principalmente os relacionamentos causam-me muita dor e sofrimento. É uma energia mais forte que eu não consigo controlar. Preciso que me ajude sim e assim que a Joana puder gostaria de falar consigo para começar com as suas sessões online.
Muito obrigada Joana.
(Albina – Leitura da Aura)
Quando fiz pela primeira vez meditação com a Joana já vinha consciente que me “esquecia de respirar”. Na correria da vida e dos afectos ás vezes não temos tempo para nós, para nos encontrarmos e para nos desligarmos. Aprendi a parar, a respirar e a encontrar-me com a minha paz interior! A meditação permitiu-me aceitar mais o que me acontece e o que acontece à minha volta! Nunca me vou esquecer da frase que a Joana me disse e que me fez relativizar tanto a vida “As pessoas estão em frequências diferentes”. Consegui controlar a minha ansiedade e todo o stress que o meu trabalho (que amo) me provoca. Sobretudo ensinou-me que tenho que parar de vez em quando para me encontrar! Aprender a respirar, a estar comigo e só comigo fez-me sentir que aos poucos e poucos ficava mais madura física e emocionalmente. Obrigada Joana!!!
(Ana – Curso de Meditação Mindfulness)
Preciso despojar-me da minha vaidade, das minhas certezas absolutas e dos meus julgamentos fáceis. Fazer de mim uma folha branca, de papel branco, onde possam aparecer coisas, palavras novas. Só assim poderei percorrer o caminho que vai de mim a mim. Da serenidade, da paz de espírito. Sempre e só a afastar os ruídos, através do silêncio que vai nascendo em mim. Assim parecer ser… assim é meditar.
(Anónimo – Aulas de Meditação)
O curso foi o início desta minha jornada da busca pelo meu centro, pelo meu ser e tem sido fundamental na minha vida. Vivo muito melhor desde que pratico meditação, encontrei-me e entendo-me melhor. Acima de tudo muito mais paciente, tranquila e feliz, mais focada e concentrada. Obrigada Joana pela ajuda e ensinamentos durante o curso.
(Vânia – Curso de Meditação Mindfulness)
O meu coração está cheio com a tua leitura. Gratidão por todas as sugestões de trabalho, tão claras.
A tua leitura trouxe-me paz e fez-me parar, pelo menos ao nível mental permiti-me estar. Trouxe – me a consciência sobre a necessidade de ir à infância resgatar o que precisa ser olhado e tratado. Algo que anda a “marinar” em mim desde algum tempo. Gostava de saber detalhes do programa do trauma, e qual a tua disponibilidade para iniciarmos o programa.
(Susana – Leitura da Aura)