MEDITAÇÃO MINDFULNESS
A meditação deveria fazer parte das nossas vidas, tal como qualquer outra necessidade básica. Mais do que uma técnica ou solução para os nossos problemas, a Meditação é uma forma de estar.
Quando eu medito, eu estou a decidir viver de forma mais consciente e feliz a cada momento presente da minha vida.
É um compromisso que estabeleço para comigo mesmo, é uma manifestação de Amor.
E vocês? Quanto tempo do vosso dia-a-dia dedicam à pessoa mais merecedora da vossa atenção e carinho: vocês próprios?
E a vossa mente? Tem estado Presente ou balanceado entre as histórias do passado e um futuro desejado?
Por sentir que esta prática milenar é cada vez mais urgente nos tempos de hoje, proponho esta maravilhosa jornada de MEDITAÇÃO MINDFULNESS que nos ensina a maximizar o nosso verdadeiro eu “esquecido” através da disciplina e prática contínuas, adequadas ao nosso quotidiano.
É como um devolver à pessoa a natureza da sua Mente, do seu Ser.
E é a partir deste espaço que cada um vai encontrar as respostas que tanto necessita e descobrir uma “nova pessoa” que se apresenta!
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?
Maior consciência de si mesmo;
Promove um estado de bem-estar, gratidão e aceitação;
Induz à felicidade, a alegria e o pensamento positivo;
Melhora a função cognitiva, memória e capacidade de aprendizagem;
Desenvolve a criatividade e resolução de problemas;
Maior capacidade de concentração, atenção e foco;
Reduz os níveis de ansiedade e stress;
Induz à cura de bloqueios e doenças;
Melhora o sistema imunitário e metabolismo;
Contribui para uma maior qualidade do sono;
COMO FUNCIONA?
Esta é uma jornada individual 100% online, com 6 sessões em direto (60 min cada sessão) e acesso aos conteúdos gravados (vídeos, áudios, texto) relativos às temáticas abaixo descritas.
Módulo 1: Introdução Teórica à Meditação e a Motivação Interna
O que é a meditação, os tipos de meditação e as suas práticas formais e informais, bem como os seus benefícios.
Meditar exige persistência, treino e muita dedicação. Sem motivação, dificilmente conseguiremos manifestar o que quer que seja nas nossas vidas. Vamos encontrar a inspiração adequada para honrar este compromisso.
Módulo 2: A importância do Corpo na Prática Meditativa
Corpo é Presença. A sociedade vive cada vez mais na mente e pouco no corpo, logo existe uma grande desconexão com o momento Presente. Vamos aprender exercícios do corpo com consciência, respiração e movimento como facilitador para a prática de meditação.
Módulo 3: Respiração e Sensações no Corpo
Prática da meditação na respiração e nas sensações no corpo, através de técnicas específicas.
Módulo 4: Emoções e Pensamentos
Prática da meditação nas emoções e pensamentos, através de técnicas específicas, consciencializando o que é a emoção e o que é o pensamento.
Módulo 5: Amor e Compaixão
A prática do Amor Puro e da Compaixão são como o doce na prática meditativa que nos ajuda a transformar as nossas vidas em Felicidade.
Módulo 6: Integração
Aprender a integrar a sabedoria da Meditação para o nosso dia-a-dia, aprendendo a sermos os únicos criadores responsáveis pela nossa própria realidade.
TESTEMUNHOS…
Numa fase mais complicada da minha vida dei por mim a experimentar a bênção da ansiedade. É de facto uma bênção, porque hoje em retrospectiva percebo que a ansiedade é quase como que o último reduto do coração – a sua última linha de defesa – para quando o deixamos de ouvir a ele e à vida. Mas a vida sabe o que faz, e ao mesmo tempo que me puxava as orelhas convidava-me também para a meditação. A meditação é uma coisa difícil de explicar pela lógica. Foge-lhe, escapasse-lhe. Mas é fácil de sentir cá dentro. No meu testemunho, a sua essência sente-se por exemplo numa árvore. De certa maneira nunca vimos uma árvore a permanecer na mesma. Ela muda permanentemente enquanto cresce e não se opõe à mudança das estações do ano. Ao mesmo tempo, no entanto, podemos contemplar uma dias a fio, e à essência do olhar ela parecerá sempre a mesma. A natureza é assim e nós com ela: uma dança entre quietude e movimento, em que ambos são o mesmo. A meditação ensina-nos esta dança, e numa coisa tão simples como respirar um ritmo que faz sentido, uma falar da vida que convida a abrir, a acolher e a aceitar. É uma dança em que não interessam os passos, o que interessa é só mesmo dançar.
Jorge Magalhães
Quando fiz pela primeira vez meditação com a Joana já vinha consciente que me “esquecia de respirar”. Na correria da vida e dos afectos ás vezes não temos tempo para nós, para nos encontrarmos e para nos desligarmos. Aprendi a parar, a respirar e a encontrar-me com a minha paz interior! A meditação permitiu-me aceitar mais o que me acontece e o que acontece à minha volta! Nunca me vou esquecer da frase que a Joana me disse e que me fez relativizar tanto a vida “As pessoas estão em frequências diferentes”. Consegui controlar a minha ansiedade e todo o stress que o meu trabalho (que amo) me provoca. Sobretudo ensinou-me que tenho que parar de vez em quando para me encontrar! Aprender a respirar, a estar comigo e só comigo fez-me sentir que aos poucos e poucos ficava mais madura física e emocionalmente. Obrigada Joana!!!
Ana Isabel Moreira
Preciso despojar-me da minha vaidade, das minhas certezas absolutas e dos meus julgamentos fáceis. Fazer de mim uma folha branca, de papel branco, onde possam aparecer coisas, palavras novas. Só assim poderei percorrer o caminho que vai de mim a mim. Da serenidade, da paz de espírito. Sempre e só a afastar os ruídos, através do silêncio que vai nascendo em mim. Assim parecer ser… assim é meditar.
Anónimo
O curso foi o início desta minha jornada da busca pelo meu centro, pelo meu ser e tem sido fundamental na minha vida. Vivo muito melhor desde que pratico meditação, encontrei-me e entendo-me melhor. Acima de tudo muito mais paciente, tranquila e feliz, mais focada e concentrada. Obrigada Joana pela ajuda e ensinamentos durante o curso.
Vânia Marinho
PARA QUÊ MEDITAR?
Sabem aqueles momentos em que não compreendemos porque a vida não nos dá aquilo que realmente gostaríamos? Aqueles momentos de revolta, tristeza e dor? Sabem aqueles momentos de extremo stress e ansiedade, em que sentimos tantas responsabilidades, tantas preocupações e tanta coisa a fazer, que desejaríamos que os dias tivessem 100 horas ou simplesmente pegar nas malas e fugir? Aqueles momentos em que nos sentimos realmente sós, mesmo quando estamos rodeados de mil pessoas à nossa volta?
Pois é… tudo isto é a Vida a pedir para te Reencontrares.
É a Vida a pedir-te para Seres Vida.
É a Vida a dizer-te: “Ei! Lembras-te de quem tu realmente És, sem todos os condicionamentos a que te sujeitas, sem a imposição da mente?
Observa o teu corpo, o teu veículo, a tua respiração, todos os teus sentidos que te foram gratuitamente dados e questiona até que ponto os tens usado a cada momento presente do teu dia-a-dia?
Observa os momentos em que estás sozinho, no trabalho, com pessoas, a todo o agora, questiona até que ponto consegues trazer a tua atenção e usufruíres dos cheiros, das sensações, das perceções, do pulsar da Vida a cada instante?
Eu sou a Vida e estarei sempre aqui para te lembrar de que tu também és Vida. E quando te recordas desta natureza pura e completa que já ÉS, a tua consciência abre e passarás a ver alegria, compreensão e perfeição em todas as coisas ao teu redor”.
Foi isto que a meditação diária me trouxe e continua a trazer: o regresso a mim mesma.
A simplicidade, o êxtase e a pura consciência.
Vale a pena meditar.
… Abraças esta linda jornada comigo? …